Expedição Bemtevibrasil    -    Sudeste - 5 Parques Nacionais

Galeria de Fotos
Diário de Viagem
Números da Expedição

24/06 - Lençóis e a folia de São João

A festa de São João nos impressionou. Quando anoiteceu, muitas fogueiras foram acesas no meio das ruas e pareceu que todo mundo saiu às ruas. Alguns blocos percorreram a cidade cantando e fazendo a maior folia. Tinha um palco armado no centro da cidade, onde se podia comprar comidas típicas e dançar um forrozinho (é claro que o Renato não quis dançar comigo!).

Lençóis

 

O que mais gostamos foi um grupo de músicos que tocava solitário na porta de um bar. A sanfona, o triângulo e o tambor pareciam alheios àquela agitação toda e faziam uma música que nos remetia à mais clara definição de forró: aquele pé de serra, dançado num barzinho simples, embalado pelas músicas de Luiz Gonzaga.

 

 

Morro do Pai Inácio

 

Na verdade, a grande festa começou às 23 horas, quando já estávamos muito bem acomodados na nossa barraquinha. Apesar da distância, ouvíamos toda a festança como se ela estivesse ao nosso lado. Foram duas noites mal dormidas.

Durante o dia, visitamos o Poço do Diabo e a Cachoeirinha do Pai Inácio: uma jóia de cachoeira, bem pequenina, localizada em meio à mata, definindo uma paisagem bem diferente de tudo o que se vê na Chapada. É um recanto divino, e, ainda bem, pouco acessível e divulgado.

 

 

Para terminar o dia, fomos assistir mais uma vez ao espetáculo do pôr-do-sol no Morro do Pai Inácio. E lá, encontramos o Eduardo, fotógrafo de Porto Alegre, (fotografando para a Revista Zaffari), e reencontramos o Léo e a Patrícia, casal mineiro que conhecemos lá em Mucugê. Coincidências.

Mas a maior surpresa foi ter encontrado o Joás Brandão, um dos mais conhecidos guias da região. O Renato o conheceu há 7 anos e o mais surpreendente foi que o guia o reconheceu logo de cara. Ele se lembrava de detalhes daquele encontro de anos atrás e de algumas fotos que o Renato tinha enviado para ele logo em seguida.

Contato com o Guia Joas: (75 ) 332.2194 em Palmeiras

 


Fiquei pasma. Geralmente a nossa memória é tão curta e tão seletiva! Mas o fato dele se lembrar daquilo tudo mostra o valor que ele dava àqueles momentos. Fiquei com vontade de conversar mais com ele e saber mais da sua estória. Mas, quando descemos do Pai Inácio, ele já não estava mais lá. Pena. Ficou a promessa de reatarmos contato quando voltarmos a Porto Alegre.

E hoje foi realmente um dia cheio de surpresas. À noite, enquanto jantávamos com o Léo e a Patrícia, fomos abordados por José Neves, de Salvador. Ele tinha nos enviado um email meses atrás perguntando sobre a Landrover. Trocamos alguns emails e ele acabou nos encontrando no restaurante em Lençóis! O encontro só foi possível, porque ele reconheceu o logo do Bemtevibrasil na nossa camiseta. Muito legal!

Renato e Luciana no Morro do Pai Inácio
Músicos Ruas de Lençóis



Expedição Bemtevibrasil um projeto de viagem criado por Renato Grimm e Luciana Panzarini
dedicado ao registro e divulgação do ecoturismo, cultura, fotografia brasileira e suas diversas formas de
expressão, colhidas no decorrer de muitas viagens pelo Brasil.
Um projeto em defesa da conservação do meio ambiente.

Copyright © 2001-2003 Bemtevibrasil - Todos direitos reservados.  All rights protected.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita dos Autores.